Nossos Tratamentos

A dependência química é uma doença que afeta o indivíduo nos aspectos Biopsicossocial e a recuperação necessita de tratamento especializado, mudança no estilo de vida e participação dos familiares no tratamento.

Grupo de Ambulatório
Ambulatório

Consiste no atendimento de psicólogos clínicos, psiquiatras e conselheiros em dependência química para tratamento no âmbito de saúde mental, incluindo a dependência química.

WhatsApp Image 2021-05-26 at 17.10.05
Centro Dia

O Centro Dia é um dispositivo de tratamento indicado para pacientes após a internação e também para pacientes que ainda conseguem manter preservado o seu funcionamento psicossocial.

Reuniões, Palestras, Filmes Terapêuticos, Dinâmicas, Sala de TV
Internação

A internação para pacientes com dependência química e outros transtornos se dá através de um processo terapêutico com profissional especializado e participação da família.

métodos de tratamento

nossa equipe

AlexandreBrito

Alexandre Brito

PSICÓLOGO CLÍNICO
CRP 05/34230

Mansur

Carlos Mansur

CONSELHEIRO EM DEP.QUÍMICA

draGisele

Gisele de Oliveira

MÉDICA
CRM 52.72131-0

Magno

Marcos Magno

CONSELHEIRO EM DEP.QUÍMICA

psicologaMartha

Martha Calazans

PSICÓLOGA CLÍNICA
CRP: 05/47434

Rafael

Rafael Ferreira

PSICÓLOGO CLÍNICO
CRP 05/45030

RosangelaTravassos

Rosangela Travassos

BIBLIOTERAPEUTA

Sergio

Sergio Tarouquella

COZINHEIRO (APOIO)

ZANDERcONS

Zander Aguiar

CONSELHEIRO EM DEP.QUÍMICA

Nossos valores

Nosso modelo de tratamento se basea na interação entre os saberes cinetíficos: Psicopatologia, Abordagem Sistêmica, Entrevista Motivacional e Terapia Cognitivo Comportamental, associados aos 12 Passos do grupos Anônimos.

nossas dependências

A internação do Instituto e Clínica Grupo Alívio fica localizada na região oceânica de Niterói em meio a natureza, proporcionando momentos de paz e silêncio, o que favorece o processo de recuperação.

direção técnica

AlexandreBrito
Alexandre Brito
DIRETOR TÉCNICO
CRP 05/34230

Graduado em Psicologia pela FAMATh (Faculdades Integradas Maria Thereza); especialista na Clínica da Toxicomania pela UERJ(Universidade Estadual do Rio de Janeiro); especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Mosaico.
Participou da construção da política nacional sobre drogas; é membro fundador do COMAD/Niterói; foi autor e executor do Programa de Prevenção e Tratamento de 2006 a 2011 da cidade de Niterói; foi psicólogo responsável pelo convênio com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Niterói; psicólogo responsável pelas ações de prevenção ao uso indevído de álcool e outras drogas junto ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro; participou como membro da comissão de realização do EU-LAC(The European Union - Latin America and Caribbean).
Desenvolveu um trabalho de consultoria na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro de março a novembro de 2019; treinou e supervisionou mais de 1000 alunos na área de dependencia quimica e saúde mental; Professor do Curso de Formação de Conselheiro em Dependência Química, Professor do Curso de Terapia Familiar e de Casal; Ministrou um curso de extensão sobre: As políticas públicas na prevenção e no tratamento da Dependência Química nas FAMATh(Faculdades Integradas Maria Thereza); Diretor do Instituto e Clínica Grupo Alívio; Psicólogo do Insituto Fluminense de Saúde Mental.

Rafael

Rafael Ferreira

DIRETOR TÉCNICO
CRP 05/45030

Graduado em Psicologia pela FAMATh (Faculdades Integradas Maria Thereza); Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela AVM/UCAM(Universidade Cândido Mendes); Extensão em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento pelo SENAD/UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo); Formação em Terapia familiar e de casal pelo Instituto e Clínica Grupo Alívio, Formação no Curso de Conselheiros em Dependencia Química pelo Insituto e Clínica Grupo Alívio.
Atuou na Equipe do Centro dia do Instituto Fluminense de Saúde Mental, atuando também como acompanhante terapêutico de pacientes com diversos transtornos psíquicos; Fez parte da equipe da SIAF(Serviço de Internação de Agudos Feminino) do HPJ(Hospital Psiquiátrico de Jurujuba).
Desenvolveu um trabalho de consultoria na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro de março a novembro de 2019; Ministrou palestras em Instituições como Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ, Receita Federal, e algumas Universidades; Professor do Curso de Formação de Conselheiro em Dependência Química, Ministrou um curso de extensão sobre: As políticas públicas na prevenção e no tratamento da Dependência Química nas FAMATh(Faculdades Integradas Maria Thereza)Diretor do Instituto e Clínica Grupo Alívio; Psicólogo da Clínica Saúde Psi Niterói.