dependência química é uma doença que afeta o individuo nos aspectos biopsicossocial e a recuperação necessita de acompanhamento profissional especializadomudança no estilo de vida e participação dos familiares no tratamento.

Nossos Tratamentos

Grupo de Ambulatório
AMBULATÓRIO
Consiste nos atendimentos de psicólogos clínicos, psiquiatras e conselheiros em dependência química, para tratamento no ambito da saúde mental, incluindo dependência química.
Grupo de Ambulatório
Ambulatório

Consiste no atendimento de psicólogos clínicos, psiquiatras e conselheiros em dependência química para tratamento no âmbito de saúde mental, incluindo a dependência química.

métodos de tratamento

avaliações dos clientes

Guido Mendonça
Guido Mendonça
2021-12-19
Verificada
Realmente o Instituto e Clínica Grupo Alívio faz a diferença no tratamento de saúde mental com destaque no tratamento de dependência química, onde nào se trata só a doença, mas também o paciente. Recuperação com mudança no estilo de vida, reformulação de hábitos e caráter. Fez a diferença na minha vida e me ensinou como viver de maneira plena!
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento
2021-12-15
Verificada
Profissionais excelentes! Todos comprometidos. Aprendi muito no estágio que fiz!
Martha Calazans
Martha Calazans
2021-12-10
Verificada
Há 1 ano e 3 meses, como psicóloga, integro à equipe do Grupo Alívio, no tratamento especializado da Dependência Química e Saúde Mental. Durante esse período, com o convívio, cuidados aos pacientes e as muitas trocas e semanalmente, participações em reuniões de equipe, tive e ainda tenho, o privilégio em adquirir vasta experiência e aprimoramento dos meus conhecimentos no manejo exercido por mim e pelos demais profissionais especialistas que hoje, refletem na condução dos atendimentos aos pacientes de forma personalizada, mediante, cada demanda. Meu objetivo principal é sempre oferecer o melhor do programa de tratamento, pensando cada atividade terapêutica desenvolvida, juntamente à essa equipe de excelência. A todos que integram essa equipe, minha imensa, GRATIDÃO!!!
Zander Aguiar
Zander Aguiar
2021-12-10
Verificada
Sou conselheiro em dependência química formado pela primeira turma do curso de formação de conselheiros em 1998 pelo Grupo Alívio, o que me possibilitou ter práticas em clínicas públicas e privadas no tratamento para pacientes portadores da síndorme da dependência química no Rio de Janeiro, atualmente cursando graduação de psicologia , coordenando o trabalho da 3ª fase, ambulatorial do Instituto e Clínica Grupo Alívio. Tenho aperfeiçoado cada vez mais a minha prática de humanização no manejo com pacientes com necessidades de qualquer suporte na Saúde Mental, através da minha troca de experiência com a equipe multidisciplinar que é extremamente dedicada e eficiente no trabalho na clínica.
saulo cavalcanti
saulo cavalcanti
2021-12-08
Verificada
Conheci o Instituto e Clínica Alívio em setembro de 2020. Nessa época já havia tido experiência com outras três instituições que trabalham na recuperação de dependentes químicos. Mas algo especial me chamou atenção na Alívio. Uma delas é a inegável competência e conhecimento da equipe no desenvolvimento das atividades terapêuticas; outra é a humanidade com que os pacientes são vistos e acolhidos. Não valorizam apenas "parar" de usar, mas valorizam o caminhar para uma mudança integral do paciente no sentido de ressignificar a vida. Parabéns Alívio. Vidas valem!
Marcos Magno
Marcos Magno
2021-12-07
Verificada
Um lugar ótimo de trabalhar, já estou no Grupo Alívio muitos anos. Saí e retornei e qdo eu saí senti muita falta. Agora estou de volta fazendo meu trabalho de forma muito dedicada e aprendendo com os profissionais deste mesmo lugar. Eles são ótimos.
SUZANA DA SILVA COSTA
SUZANA DA SILVA COSTA
2021-12-07
Verificada
Sou , estagiária desta clínica e super indico, por ser um local sério, agradável, com excelente área de lazer, e parabenizo toda a equipe Psicólogos, Conselheiros que tanto se dedicam aos pacientes. São várias as atividades oferecidas sejam palestras, apresentação de vídeos ,biblioterapia, onde todos interagem muito bem num ambiente muito agradável. Gosto muito de estar na clínica, parabenizo a todos, com certeza um ótimo lugar a ser indicado Grupo Alívio.
Antonio Branco
Antonio Branco
2021-12-06
Verificada
Tudo muito bom.
Anamaria Rodrigues TMO
Anamaria Rodrigues TMO
2021-12-06
Verificada
Melhor clínica para tratamento da Dependência Química! Excelente equipe multidisciplinar, atividades esportivas, dinâmicas de grupo, piscina e lazer, acomodações confortáveis, ambiente agradável que mais parece um hotel. Excelente para recuperação sem “cara” de internação! Super indico!!! 👏🏼👏🏼👏🏼💯
Carlos Mansur
Carlos Mansur
2021-12-06
Verificada
Ambiente sério, com profissionais altamente preparados e qualificados para tratamento de saúde mental, desde o acolhimento, passando pelas etapas de ressiginificacao e mudança do estilo de vida, reinserção social e pós tratamento. Respeito e confiança em fazer parte da equipe de excelência do Instituto e Clínica Grupo Alívio.

nossa equipe

AlexandreBrito

Psicólogo clínico (famath). Especialização em terapia familiar e de casal(Instituto Mosaico) e na clínica da toxicomania (UERJ). Membro fundador do conselho municipal de políticas sobre drogas de Niterói.

Alexandre Brito
Psicólogo e Diretor
CRP 05/34230
Magno CONSELHEIRO GRUPO ALÍVIO

1ª Clinica Pública do Governo do Estado do R.J.(+10 anos). Técnico em Enfermagem.

Marcos Magno
Conselheiro em Dependência Química
draGisele

Graduada pela UFRJ. Pós graduada em Clínica Médica (Residência Médica) pela UFRJ e em Psiquiatria (Especialização) pela UERJ. Psiquiatra pela Prefeitura de Rio das Ostras. Experiência profissional CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) em Niterói. Programa Médico de Família em Niterói. Hospital Psiquiátrico de Jurujuba – setor de emergência e setor de assistência a usuários de álcool e outras drogas- em Niterói.

Gisele de Oliveira
Médica
CRM 52.72131-0
Psicólogo Rafael Ferreira Grupo Alívio

Pós Graduado – MBA gestão de recursos humanos(AVM-UCAM) Formação em terapia familiar e de casal – (Inst.Clínica Grupo Alívio) Extensão em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento – (Unifesp) Extensão em Dependência Química – (Inst.Clínica Grupo Alívio)

Rafael Ferreira
Psicólogo e Diretor
CRP 05/45030
RosangelaTravassos
Rosangela Travassos
BIBLIOTEREPEUTA
sidneybustamante_grupoalivio

Graduado pela UFF, com Pós-Graduação (Residência Médica) pelo IPUB/UFRJ. Experiência como Generalista no IMAS – Juliano Moreira. Psiquiatra no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Psiquiatra pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Atende adultos e idosos em Clínica e Psicoterapia. Controle do Tabagismo e Dependências. Atua como médico de referência de pacientes do hospital-dia de transtorno mental e do hospital-dia de idosos.

Sidney Bustamante
MÉDICO PSIQUIATRA
CRM : 52/62598-1
Zander Aguiar Conselheiro Grupo Alívio

Com atuações nas clínicas: 1ª Clinica Pública do Governo do Estado do R.J.(+10 anos) Clínica Aldeia Casa de Saúde Saint Roman

Zander Aguiar
Conselheiro em Dependência Química

nossa equipe

AlexandreBrito

Alexandre Brito

PSICÓLOGO CLÍNICO
CRP 05/34230

draGisele

Gisele de Oliveira

MÉDICA
CRM 52.72131-0

Magno CONSELHEIRO GRUPO ALÍVIO

Marcos Magno

CONSELHEIRO EM DEP.QUÍMICA

Psicólogo Rafael Ferreira Grupo Alívio

Rafael Ferreira

PSICÓLOGO CLÍNICO
CRP 05/45030

RosangelaTravassos

Rosangela Travassos

BIBLIOTERAPEUTA

ZANDERcONS

Zander Aguiar

CONSELHEIRO EM DEP.QUÍMICA

Nossos valores

Nosso modelo de tratamento se basea na interação entre os saberes cinetíficos: Psicopatologia, Abordagem Sistêmica, Entrevista Motivacional e Terapia Cognitivo Comportamental, associados aos 12 Passos do grupos Anônimos.

nossas dependências

Visa promover um espaço terapêutico com o objetivo de que cada pessoa reencontre a sua história e possa vivência-la de uma maneira mais saúdável .

direção técnica Alexandre Brito
PSICÓLOGO E DIRETOR
CRP 05/34230

Graduado em Psicologia pela FAMATh (Faculdades Integradas Maria Thereza); especialista na Clínica da Toxicomania pela UERJ(Universidade Estadual do Rio de Janeiro); especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Mosaico.
Participou da construção da política nacional sobre drogas; é membro fundador do COMAD/Niterói; foi autor e executor do Programa de Prevenção e Tratamento de 2006 a 2011 da cidade de Niterói; foi psicólogo responsável pelo convênio com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Niterói; psicólogo responsável pelas ações de prevenção ao uso indevído de álcool e outras drogas junto ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro; participou como membro da comissão de realização do EU-LAC(The European Union – Latin America and Caribbean). 

Desenvolveu um trabalho de consultoria na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro de março a novembro de 2019; treinou e supervisionou mais de 1000 alunos na área de dependencia quimica e saúde mental; Professor do Curso de Formação de Conselheiro em Dependência Química, Professor do Curso de Terapia Familiar e de Casal; Ministrou um curso de extensão sobre: As políticas públicas na prevenção e no tratamento da Dependência Química nas FAMATh(Faculdades Integradas Maria Thereza); Diretor do Instituto e Clínica Grupo Alívio; Psicólogo do Insituto Fluminense de Saúde Mental.